Sofia Lima

Gestalt de Vanguarda

A Gestalt-terapia foi elaborada pelas mentes de Fritz Perls, Paul Goodman e outros, e posteriormente desenvolvida com o estilo próprio de Perls somando suas experiências pessoais junto ao budismo, o qual foi herdado pelo psiquiatra chileno Dr. Claudio Naranjo. Assim nasceu a Gestalt Viva, Integrativa ou de Vanguarda, que possui um enfoque vivencial, holístico, humanista, fenomenológico e existencial, em que o aqui-agora é o tempo-espaço primordial de trabalho terapêutico. 

claudio

Meditação

Hoje a meditação é muito difundida através das práticas de mindfulness. Então por que não chamá-la de mindfulness aqui? Respondo. A meditação de modo geral é um processo que constrói no indivíduo a aceitação do que é, o desprendimento do ego, a consonância com a realidade concreta. Na meditação, os benefícios físicos, mentais e emocionais são consequências, não resultados buscados. Há um sentimento de sacralidade e espiritualidade não religiosa. A prática da meditação não visa uma melhora de si, não tem uma visão utilitarista do ser, se recusa a sintonizar com o modus operandi da mercantilização da pessoa humana, como o fazem diversas novas técnicas reconhecidas. Não busco formar profissionais com um curso caríssimo. A busca é pela Sangha (termo budista que designa o grupo, a comunidade de suporte, que vibra junto). A busca é pela presença, entrega e desprendimento de tudo o que nos leva ao que não é. Só o Ser É.

meditacao

Consciência Corporal

O trabalho de conscientização corporal visa a corporificação (embodiment), isto é, o despertar da consciência do corpo, da atuação no mundo, do sentido de estar vivo não apenas na mente. Isso engloba práticas variadas. Nos grupos, busco reunir técnicas a partir do Focusing, Técnica de Alexander, Meditação dinâmica de Osho, 5 Ritmos de Gabrielle Roth, técnicas respiratórias da Yoga, movimento autêntico, e das Danças Circulares Sagradas. 

Eneagrama

O Eneagrama é um potente instrumento terapêutico que favorece o autoconhecimento e integração da personalidade, a partir das diferenças fundamentais entre os mecanismos de defesa comumente utilizados por cada pessoa. Possibilita a investigação das potencialidades e limitações e dá indicações de caminhos de superação e crescimento. O trabalho com eneagrama é feito em sessões individuais ou em grupo, em que a pessoa tem a oportunidade de compreender sua personalidade sob a luz do eneagrama, com o acompanhamento e orientação terapêuticos.

www.000webhost.com